Grazzi Brasil
Graziele Raquel da Silva Santos, conhecida artisticamente como Grazzi Brasil, nasceu em São Paulo no dia 12 de agosto de 1987. Desde os 13 anos, iniciou sua trajetória musical em grupos de samba-rock, influenciada por ícones como Elis Regina e Clara Nunes. Aos 16 anos, devido à maternidade, deu uma pausa na música, retornando entre 2008 e 2010 ao participar de reality shows como Astros (SBT) e Ídolos (TV Record).
Dom Produções e Eventos
Sua carreira ganhou destaque no meio carnavalesco em 2016, quando defendeu o samba vencedor da Vai-Vai para o carnaval de 2017 nas eliminatórias da escola. Após a disputa, foi convidada pelo Vai-Vai a gravar uma participação na faixa da escola no CD do Grupo Especial de São Paulo, dividindo-a com Wander Pires, e a integrar o carro de som da Escola do Povo. Em 2018, tornou-se a primeira mulher a puxar o samba-enredo da Vai-Vai na história da escola, ao lado de Gilsinho. No mesmo ano, no carnaval carioca, defendeu o samba da Paraíso do Tuiuti ao lado de Celsinho Mody e Nino do Milênio. Em 2019, novamente fez história ao comandar sozinha o carro de som como intérprete oficial, novamente pelo Vai-Vai. Após o carnaval de 2019, anunciou sua saída do Tuiuti e do Vai-Vai. Posteriormente foi contratada pela São Clemente para o carnaval de 2020, quando foi intérprete oficial ao lado de Leozinho Nunes e Bruno Ribas.
Wikipédia
Em 2022, Grazzi venceu sua primeira disputa de samba-enredo da carreira, na Estrela do Terceiro Milênio, que posteriormente a anunciou como intérprete oficial. Depois, foi anunciada sua volta ao carro de som da Paraíso do Tuiuti após gravar uma participação na faixa da escola no CD do Grupo Especial carioca.
Wikipédia
Além de sua atuação nas escolas de samba, Grazzi também é cantora e compositora. Em 2012, lançou seu primeiro disco, “Nas Cordas de um Cavaquinho”, e em 2013, “Samba Popular Brasileiro”. Sua voz potente e presença de palco cativante a tornaram uma das intérpretes mais respeitadas do samba paulista.
Reconhecida por sua contribuição ao samba, Grazzi recebeu diversos prêmios, incluindo:
Prêmio SRZD Carnaval 2017 – Revelação (SP)
Prêmio SRZD Carnaval 2018 – Ala Musical (SP)
Prêmio Estrela do Carnaval 2018 – Revelação (RJ)
Prêmio Plumas & Paetês 2019 – Melhor Intérprete (RJ)
Prêmio SASP 2022 – Melhor Intérprete (Estrela do Terceiro Milênio)
Troféu Sambario 2018 – Revelação (Paraíso do Tuiuti)
Atualmente, Grazzi Brasil segue ativa nas rodas de samba, gravações em estúdio e apresentações ao vivo, consolidando-se como uma das vozes mais autênticas e representativas do samba brasileiro.
